sexta-feira, 18 de abril de 2014

Raquel Kogan

Raquel Kogan


Nasceu em São Paulo, Brasil. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil.
Artista focada na investigação e possibilidades dos meios digitais.  Utilizando reflexões em vidros, espelhos e água, suas instalações com séries numéricas infinitas e multiplicações imagéticas e sonoras se articulam a fim de formular um novo espaço gerador de distintas leituras na interação com o público.
A produção de Raquel Kogan é um bom exemplo de uma artista que dialoga com os materiais e as mídias, com as linguagens tradicionais e contemporâneas de uma forma criativa, seja com imagens, objetos e ambientes, sem perder uma unidade poética. Desde suas primeiras obras em 1996, em pintura e gravura, percebemos uma escrita e a utilização de números que criam o seu universo poético.

Formada em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie em 1978, participa de mostras individuais e coletivas em diversos países, tais como México, Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos e Portugal. Recebe vários prêmios: Rumos Cibernética Itaú Cultural, com a obra Reler (2007), Menção Honrosa no 6° Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, com Reflexões e suas inflexões (2005), Selecionado para o 5° Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, com Reflexão (2004), Rumos Transmidia Itaú Cultural, com Reflexão (2002) e Fundação Rômulo Maiorama no Pará, com prêmio aquisição (2000).

As suas instalações constroem uma sensação de infinito visual, através da reflexão em vidros, espelhos e água, onde o público interage e integra-se com números que habitam o espaço como uma contagem infinita, aberta para infinitas interpretações.


 

Comentário Crítico
Raquel Kogan tem uma relação estreita com a escrita e outros códigos linguísticos. Tanto em suas pinturas e gravuras quanto em suas instalações e projetos multimídia utiliza códigos alfanuméricos que se arranjam em formações pictóricas. Essas formas, ao mesmo tempo em que ecoam a cultura judaica - viva graças à escrita -, possibilitam, segundo o artista Antonio Malta Campos (1961)2, "várias leituras que se anulam e se reduzem ao essencial: o aspecto visual, quase táctil, do texto escrito". A curadora Stella Teixeira de Barros compara os trabalhos de Raquel Kogan com os caligramas dos "pré-textos" da artista Mira Schendel (1919 - 1988) - também de origem judaica -, mas defende que sua obra é resultante de um processo reflexivo autônomo3. Essa autonomia fica mais clara conforme essas grafias são incorporadas às instalações interativas. O trabalho de Raquel Kogan com a linguagem se completa ao estudar as dimensões e os limites da interação, pois assim se entende que o sentido existe somente na relação com o outro. Na obra #Reflexão o espectador sabe que participa da obra e transforma-se em seu próprio observador em uma fusão com o cenário, que o desorienta. Como analisa o curador Teixeira Coelho4, observadores estão sujeitos à intervenção dos demais e não controlam a situação, o que acaba por permitir a criação de uma sensibilidade geral que, pautada pelos reflexos, redefine os limites da identidade.


 

Web site http://www.raquelkogan.com

Curriculo http://barogaleria.com/wp-content/uploads/2010/07/Raquel-Kogan.pdf

Exibições: http://barogaleria.com/exhibition/arsenal/
Fontes:
http://www.cibercultura.org.br/tikiwiki/tiki-index.php?page=Raquel+Kogan

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_item=1&cd_verbete=3970.&cd_idioma=28555


 


 

    

5 comentários:

  1. Construir uma sensação do infinito através do reflexo...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela pesquisa apresentada, gosto de saber que temos artistas brasileiros com propostas bacana na arte. Também aprecio quando o espectador pode participar e interagir com a obra do artista. Ass. Rosana Lima

    ResponderExcluir
  3. Bem inovadora a forma que a artista trabalha a arte em si.

    ResponderExcluir
  4. Artista inquieta, gostei da formação dela.

    ResponderExcluir
  5. artista brasil total muito bom com uma ideia sensacional de quem assisti, pode fazer parte muito bom .

    ResponderExcluir