sexta-feira, 11 de abril de 2014

Marcel.li Antunez Rocca

Biografia



 

Marcel.lí Antúnez Roca ( Moià , 1959) é bem conhecida no cenário artístico internacional por suas performances e instalações mechanotronic robóticos.


Na década de noventa suas performances avantguard mecatrônicos combinados elementos como Bodybots ( robôs controlados pelo corpo ) , Systematugy ( narração interativa com computadores ) e dresskeleton (a interface corpo exoesqueleto ) .


Os temas explorados em seu trabalho incluem: o uso de materiais biológicos na área da robótica , como Joan l' casa de carn (1992); controle telemático por parte de um espectador de um corpo estranho no Epizoo desempenho (1994 ), a expansão dos movimentos do corpo com dresskeletons (interfaces exoskeletical ) sed no performances Afasia (1998) e POL (2002) ; coreografia involuntária com o REQUIEM bodybot (1999) , e as transformações microbiológicos nas instalações RINODIGESTIO (1987) e ágar (1999). Ele está atualmente trabalhando no espacial e utópico artwork TRANSPERMIA.


No início dos anos noventa sua Epizoo desempenho causou comoção na cena artística internacional. Pela primeira vez, os movimentos do corpo de um intérprete pode ser controlada pelo público. Ao operar um videogame, um espectador interage com o bodybot usado por Antúnez, movendo suas nádegas, músculos peitorais, boca, nariz e ouvidos. Esse desempenho destaca a irônica e até cruel, paradoxo saindo da coexistência entre a iniquidade virtual digital e vulnerabilidade física do performer.


Desde os anos oitenta, a obra de Antúnez foi baseado em uma observação contínua de como os desejos humanos são expressos e em que situações específicas em que aparecem. Primeiro nas performances tribais de La Furadel Baus e, mais tarde, por conta própria, ele manifestou esse interesse pela criação complexa, em muitos casos, híbrido, sistemas rígidos de classificar. Obras Antúnez ' pertencem aos campos de ambas as artes visuais e cênicas.


Desde o início dos anos noventa, a incorporação e a transgressão de elementos científicos e tecnológicos no trabalho Antúnez , e sua interpretação por meio de legados únicas e específicas , produziram uma nova cosmogonia - quente , cru e irônico - de temas tradicionais, como o afeto , a identidade ou morte. Em suas obras estes elementos assumem uma dimensão extremamente humana que causa uma reação espontânea na plateia.

Também foi membro fundador de La Furadels Baus , trabalhou nesta empresa como arte coordenador , músico e performer de 1979 a 1989 , e apresentou macro- performances ACCIONS do grupo (1984), SUZ / O / SUZ (1985 ) e TIER MON (1988).


Antúnez apresentou seu trabalho em vários locais internacionais incluindo La Fundación Telefónicain Madrid, o PAC em Milão, Lieu Unique , em Nantes, a I.C.A. em Londres, SOU Kapelica Ljubljana, Cena Contemporânea , no Rio de Janeiro, o Barcelona MACBA eo Centro Cultural DOM de Moscou. Ele já se apresentou nos festivais internacionais EMAF Osnabruc Alemanha , Muu Mídia Festival de Helsínquia, Noveaux Cinema Noveaux,Medias Montreal , SURDO Roterdão , Spiel Art Munique , Ars Electronica Linz Áustria , DAF Tokio Japão , entre outros.


A obra de Antúnez apareceu nas seguintes publicações : Il Corpo Postorganico por Teresa Macrì , ed. Costa & Nolan Milano ; Body Art e Performances por Lea Vergine , ed. Skira , Londres; performances Marcel.lí Antúnez Roca , Objetos dibujos y por Claudia Giannetti , ed. MECAD Barcelona, ​​eo catálogo Epifania publicado pela Fundación Telefónica , Madrid, entre outros.


Antúnez recebeu os seguintes prêmios e distinções : o primeiro prêmio no Festival Étrange , Paris 1994; Melhor New Media Noveaux Cinéma Noveaux Medias Montreal 1999; prêmio Max New Theatre , Espanha 2001; Prêmio FAD Barcelona 2001, a Menção Honrosa no Prix Ars Electronica 2003 e Premi Ciutat Barcelona 2004 , multumedia .


Neste momento, Marcel • lí está trabalhando em Arsenal Della Aparrazione que ele chamade incluir as três últimas obras de Antúnez , a primeira chamado Cotrone (2010 ) é um desempenho , o segundo El Peix Sebastiano um média-metragem apresentada no Festival de Cinema de Sitges e o mais recente Pseudo encenação (2012) apresentada no Festival Grec de Barcelona.


3 comentários:

  1. Eu acho que não teria coragem como publico interagir em algumas obras deste artista.

    Fabiana.

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  2. Acho que todo artista é bem audacioso ,ele me parece que faz o seu trabalho sem se preocupar com as pessoas vão achar, e sim é algo que ele que é dele e ele quer expressar.

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